Trabalhos de Amor Perdidos

Trabalhos de Amor Perdidos

Chegou o momento da apresentação dos cantores da 4ª Oficina de Teatro Musical do Voz Plena. Em uma iniciativa inédita, apresentaremos desta vez a peça de Shakespeare, adaptada para a linguagem do Teatro Musical. O elenco de 17 atores/cantores se apresentarão dia 13 de outubro de 2008 - segunda-feira, no Teatro Maria Clara Machado (Planetário - Gávea) em duas sessões, às 19 e às 21 horas. É uma ótima oportunidade para quem deseja conferir de perto o resultado do trabalho desenvolvido em quatro meses, com atividades que objetivam o desenvolvimento, musical e técnico dos participantes.

Em mais esta realização do Voz Plena, a Oficina contou com a Supervisão da Professora Mirna Rubim e Direção Executiva de Leo Lodi. A equipe é composta por Menelick de Carvalho (direção cênica e letras) Guilherme Héus (Música), Calu Silveira (Preparação Vocal), Andrêas Gatto (assistente de direção) e Priscilla Azevedo (Pianista). A banda que acompanhará os cantores no espetáculo é composta por Priscilla Azevedo (teclado 1,) Andrey Caron (teclado 2), Saulo Vignoly (Violoncelo) e Talita Pereira (Bateria).

Os cantores e atores desta grande experiência são Alexandra Millanez, Andrêas Gatto, Carlos Vandersteen, Chrystal Faini, Daniela Calazans, Daniela Nunes, Denise Krammer, Diogo Carneiro, Fábio Gonçalves, Fabíola Carvalho, Felipe Lima, Gerônimo Granja, Lívia Fontana, Marcela Dias, Marcelle Cavalcantti, Paulo Menezes, Raul Oliveira, Roberto Vandersteen e Theresinha Costa.

Durante a Oficina, tivemos várias atividades como masterclasses com a Professora Mirna Rubim e uma deliciosa rodada de bate papo com Soraya Ravenle (Ópera do Malandro, Sassaricando), Isabela Bicalho (Império, Gota D'Água) e Raul Veiga (Beatles Num Céu de Diamantes e Sete-O Musical).

A Oficina de Teatro Musical do Voz Plena de 2009 já está sendo desenvolvida com toda a equipe, prometendo ainda mais surpresas e um trabalho ainda mais emocionante e de resultados incríveis.

Os ingressos estão sendo vendidos pelos próprios alunos. Alguns foram postos à venda na administração do Voz Plena. Para maiores informações, ligue (21) 2523-0979.




Apresentação Terno Vocal

Apresentação Terno Vocal

O grupo Terno Vocal, que se dedica à interpretação de música antiga, apresenta um programa intitulado "A música no tempo de Françoys Ier: 450 anos de morte de C. Janequin", no dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, no Solar do Jambeiro, com entrada franca. Atualmente, o grupo é formado por Breno Quinderé, Rafael Erbesdobler e Felipe Habib, e nesta apresentação contará com a participação especial do tenor Mercello Sader.

Criado em 2005, o Terno Vocal tem como principal objetivo explorar o repertório para a formação de três vozes a cappella. Desde então, passou a se apresentar em teatros, universidades, salas de concerto, igrejas e centros culturais no Rio de Janeiro e a participar de diversas séries musicais. O grupo fará parte das programações oficiais da Série Música no Museu 2009, do Teatro da UFF e de diversos outros eventos relacionados com a música antiga e também no âmbito do Ano da França no Brasil, em 2009.

Mas por que Françoys I (1494-1547)? Se houve um rei que conduziu a França a um novo estado de "espírito" e pensamento, esse certamente foi Françoys. Dito como o primeiro monarca renascentista francês, apesar de ter tido uma educação aos moldes do medievo, Françoys mostrou-se um rei muito ambicioso em suas atitudes de conquista e modernidade. A França precisava se estabelecer enquanto exemplo de estado, pensava o rei, numa expansão mercantilista, religiosa e cultural incessante sobre total jugo do poder real.

Como artista, era denominado "le Père et Restaurareur des Lettres" (o Pai e Restaurador das palavras), por sua grande habilidade de tecer poesias e textos com muita maestria, como mostra a letra de Doulce mémoire, musicada por Pierre Sandrin. Na música, de acordo com pinturas da época, sua corte era rica em músicos, mas, principalmente, em musicistas. Françoys valorizava muito as "suas mulheres", sempre lhes concedendo todas as bem merecidas honras.

Talvez a mais aclamada figura da música francesa de seu tempo tenha sido Clément Janequin (1485 - 1558). Primeiro compositor a receber o título de compositeur ordinaire du roy (compositor ordinário do rei), musicou a primeira grande vitória militar de Françoys em La Bataille de Marignan (A Batalha de Milão), sua principal obra. O sucesso desta peça a quatro vozes foi enorme, a ponto de ser adaptada por músicos da época para diferentes formações instrumentais e inaugurando uma careira de sucesso e prestígio ao nosso compositor.

O Terno Vocal tece sua arte buscando nestas duas vitais personalidades da França renascentista, Françoys I e Clément Janequin a essência do pensamento francês e como o mesmo se refletiu na música profana e através dela. Atingindo tanto nobreza quanto camadas populares, essa música transpassa tal graça e irreverência, que contagia a todos os ouvidos e corações que estejam dispostos a compreendê-la.

Breno Quinderé

Cursa bacharelado em Canto na UFRJ e licenciatura em Música na UniRio. Integra o conjunto SacraVox (UFRJ), dirigido por Valéria Matos e o Coro de Câmara do CEIM, regido por Luiz Carlos F. Peçanha, no qual é preparador vocal. Atuou em óperas como "Don Giovanni" (Mozart), com o papel principal, e "O Maestro de Música" (G. B. Pergolesi). É regente do Coral Infantil do Centro Educacional de Niterói.

Rafael Erbesdobler

Também cursa bacharelado em Canto na UFRJ. Iniciou seus estudos de Canto com Sônia Wegenast. Integra o conjunto SacraVox (UFRJ) e leciona Técnica Vocal no CEIM/UFF. Atuou como "Marinheiro" em Dido & Aeneas (H. Purcell) e em coros de diversas outras óperas.

Felipe Habib

Cursa bacharelado em canto na UFRJ e bacharelado em MPB na UniRio. Iniciou seus estudos de música nos Canarinhos de Petrópolis. Integra o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, dirigido por Júlio Moretzsohn, e o conjunto SacraVox. Em óperas, atuou como Galego em "O Pagador de Promessas" (Dias Gomes), e como Marco em "Gianni Schicchi" (Pucinni).

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

O convidado Marcello Sader, que também é bacharel em canto pela UFRJ, tem como atividades a ópera - papéis principais em "O Elixir do Amor", "Cosi Fan Tutte", "O Rapto no Serralho e Amahl e os "Visitantes da Noite". Já no teatro teve a bem-sucedida temporada do musical "Um Homem Célebre", no CCBB. Fez dublagem para cinema e TV em "A Era do Gelo" e "Irmão Urso". Apresenta música de câmara, com concertos e recitais com obras de J. S. Bach, Mozart, Haydn e Leonard Bernstein.

MÚSICA E PATRIMÔNIO - GRUPO TERNO VOCAL

Data: 10 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano,195, Ingá
Tel.: (21) 2109-2222
GRATUITO